Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://5313-ch4-v84.bestbcasm.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2
Patriota SP Secretaria de Agricultura busca novas tecnologias para fortalecer cadeia de orgânicos e agricultura sustentável

Secretaria de Agricultura busca novas tecnologias para fortalecer cadeia de orgânicos e agricultura sustentável

Com o objetivo de promover a troca de experiências e inovações à cadeia produtiva de orgânicos e agricultura sustentável, o assessor técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edwin Montenegro, que coordena o Grupo Técnico de Trabalho de Orgânicos, representou a Pasta no “6º Encontro de Agricultura Sustentável – Produzir e Conservar”, realizado em 16 e 17 de janeiro na cidade de Mineiros, em Goiás.


Organizado pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), o evento reuniu relatos de experiências bem-sucedidas que envolvem a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade (fauna e flora), estabelecendo a relação entre produzir, conservar e se alimentar, propiciando um elo para aproximar o consumidor final dos debates. “Fomos buscar mais informações para os produtores que estão ávidos para entender como podem obter mais benefícios e atender ao mercado consumidor de orgânicos e agricultura sustentável”, afirmou Edwin.

O evento reuniu temas como sistema de produção agrícola aliados à conservação e biodiversidade, com apresentação de casos de desenvolvimento de agroflorestas e integração de lavoura com sistemas florestais; preservação de nascentes, potencial do pó de rocha e uso do silício na produção de alimentos e outros bioinsumos.

Iniciativas de integração entre produção e conservação realizadas por entidades como o Instituto Onça Pintada também foram temas das palestras. O evento contou ainda com um bate-papo com o chef Alex Atala, que falou sobre o seu trabalho na criação de pratos exóticos a partir de ingredientes brasileiros. Também houve a apresentação de Henrique Portugal, tecladista da Banda Skank, que também atua na produção de bioinsumos à base de óleo de neem.

De acordo com Edwin Montenegro, foi possível ainda realizar uma visita à Fazenda Sélia, que conta com uma área de 400 hectares para produção de soja orgânica, na qual os participantes puderam verificar muitas inovações tecnológicas. “Visitamos uma fabrica de bioinsumos dentro da fazenda, denominada Produção On Farm de Insumos Biológicos, onde se produz fertilizantes à base de estrume animal e muitos equipamentos que proporcionam desenvolvimento de larga escala de soja orgânica”, explicou o assessor da Secretaria..

Edwin Montenegro afirmou que a Secretaria está empenhada em apresentar essas informações que atendam a todos os produtores nesse novo modelo de desenvolvimento produtivo, que visa redução de custo e margem maior de venda desses produtos. “Há compradores que estão dispostos a comprar por um preço maior de 20 a 30% a mais do convencional”, finalizou.

Texto e foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo