Google anuncia novas ferramentas para as Eleições de 2022

Divulgação / Internet

Foi dada a largada da corrida eleitoral. Em outubro de 2022, milhares de brasileiros irão às ruas para escolher os candidatos a deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República. Como forma de ajudar o eleitor a se manter informado, dar transparência à publicidade eleitoral e combater as notícias falsas, o Google criou uma série de recursos anunciados no dia 15 de outubro de 2021. Confira, a seguir:

Mais transparência sobre anúncios eleitorais
A partir de 17 de novembro ,as propagandas políticas nas plataformas do Google serão contextualizadas. Haverá um Relatório de Transparência de Publicidade Política, disponível para todos os cidadãos, a partir do primeiro semestre do ano que vem, incluindo os anúncios e informações sobre quem pagou, em qual plataforma foi exibida, quais foram os critérios de segmentação e o valor que foi investido.

Isso foi possível porque as diretrizes de publicidade estão passando, desde setembro deste ano, por um novo processo de verificação de anunciantes –  aqueles que decidem divulgar campanhas dos partidos políticos, os titulares de cargos eletivos e os próprios candidatos.

Checagem de notícias falsas
Para ajudar a combater as notícias falsas, o Google vai continuar apoiando financeiramente o Comprova, consórcio jornalístico liderado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) formado por 33 veículos de imprensa dedicados à verificação do conteúdo compartilhado na web. O combate à desinformação no período das eleições também será tema das atividades do EducaMidia, programa de educação midiática fundado pelo Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org.

Apoio à formação de candidatos
O Google.org, braço filantrópico do Google, vai destinar R$ 1,5 milhão a organizações não-governamentais que desenvolvem projetos voltados à capacitação de candidaturas de grupos politicamente sub-representados, incluindo mulheres, negros e povos indígenas, comunidade negra e mulheres.

Google Trends
Para ajudar a acompanhar o comportamento do eleitor e oferecer insights para a cobertura das redações ao longo do período eleitoral, o Google vai lançar uma página especial de Trends. Ela será atualizada em tempo real com as tendências de buscas ligadas às eleições, do mesmo modo que funcionou nas últimas eleições municipais. Acesse aqui as principais tendências de busca das eleições do ano passado.

Informações relevantes em parceria com o TSE
Em parceria com o TSE, serão disponibilizados – diretamente na busca do Google – os painéis “Dúvidas sobre o Título de Eleitor” e “Como Votar”. As ferramentas ajudarão eleitores a encontrar as informações, por exemplo, sobre os procedimentos necessários – antes e no dia da votação.

Google Play
A Play Store, loja virtual de aplicativos do Google, vai atuar para identificar e remover conteúdos duvidosos que tentam enganar o usuário, e vai também destacar aplicativos oficiais da justiça eleitoral e relacionados ao pleito eleitoral, como o e-Título do TSE.

Mais detalhes sobre cada uma dessas iniciativas serão divulgados pelo Google nos próximos meses.