Boletins de Urna do 1º turno já estão disponíveis para consulta. Saiba como acessar

Encerrado o primeiro turno de votação das Eleições Gerais de 2022, qualquer pessoa pode consultar os mais de 472 mil Boletins de Urna que foram emitidos após a votação deste domingo (2). Para isso, basta acessar a página Resultados, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, ou o aplicativo Resultados, que pode ser baixado nas lojas on-line App Store e Google Play.

No site do TSE, a consulta é muito simples. Ao acessar a página Resultados, basta clicar na opção “Dados de Urna”, no canto superior direito. Na janela que se abrir, selecione qual será a pesquisa a ser feita: Boletim de Urna, Registro Digital do Voto (RDV) ou Log de Urna. Depois selecione a UF – ou a localidade no exterior (zona ZZ) – e, em seguida, a zona eleitoral e a seção. O BU pode ser consultado tanto na própria página como por meio do arquivo eletrônico com o conteúdo disponível para download.

O passo a passo no aplicativo é praticamente idêntico, com um caminho intuitivo, permitindo uma consulta rápida, de qualquer lugar e na palma da mão.

Assegurando a ampla transparência do processo eleitoral, o TSE sempre disponibilizou para a consulta pública os boletins de urna alguns dias após a votação. Como uma inovação para o pleito de 2022, isso aconteceu praticamente em tempo real, na medida em que os dados chegavam para a totalização na Corte Eleitoral.

FONTE: TSE

FOTO: Alejandro Zambrana/Secom/TSE