Não é novidade ou surpresa para ninguém que as redes sociais estão cada dia mais influenciando nossas vidas, através de diversas ferramentas e plataformas. Essa realidade não seria diferente no mundo político.
A campanha eleitoral também está sendo fortemente influenciada a modificar, e assim caminha para essa mudança. Contudo, os personagens políticos pouco entendem a nova forma virtualizada de interação com o eleitorado, e não conseguem distinguir a diferença que existe entre aparecer simplesmente na web, e ter sua presença digital consolidada, ainda por estarmos vivendo em uma época mais digital do que nunca, as redes sociais são uma peça-chave fundamental. No nosso país, a campanha eleitoral oficial somente se inicia em agosto de 2022, mas desde agora os pré-candidatos já começam a se preparar.
Os políticos mais experientes compreenderam isso, sentindo na pele que se não adequarem sua comunicação para o digital, acabarão ficando de fora das próximas eleições. Por outro lado, os recém-chegados (novos políticos) conhecendo o potencial da internet e como ela pode trabalhar a seu favor, gerando identificação, engajamento e conexão com as pessoas. Suas únicas falhas, muitas vezes é por inexperiência, eles não têm domínio para usá-la de forma inteligente e adequada.
O melhor a ser feito nestes casos, é encarar e procurar um profissional treinado para fazer uma análise específica da presença digital. Confiar nos dados é um bom caminho, pois eles dizem muito sobre o que você necessita mudar para obter o impacto desejado. Ainda deve usar seu tempo durante a campanha com sabedoria e se concentrar em suas comunicações digitais, a fim de fortalecer sua reputação. Munido de sua análise profissional é hora de traçar estratégias e desafios que serão desenvolvidas nos próximos meses. Os tempos mudaram e não há mais espaço para amadores, um objetivo claro pode ser o guia de sucesso para construir uma campanha vitoriosa nas redes sociais.