A pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus (Covid-19) estimulou a implementação de soluções que fazem parte da transformação digital, além de mudar a cultura organizacional das instituições.
Com isso, surge o conceito de gestão exponencial, em que a celeridade e a eficiência são fundamentais na promoção da inovação e, claro, no foco da experiência do cidadão.
No entanto, no poder público conduzido por regras mais rígidas, o processo de transformação cultural voltado para a inovação ocorre mais lentamente.
Apesar das perspectivas promissoras e eficácia serem comprovadas, a transformação digital no setor público enfrenta algumas resistências da alta administração. No setor público, por exemplo, o processo de digitalização é algo recente. Porém com resultados otimistas, visto que, os processos ganharam mais agilidade e os servidores tornaram-se mais produtivos.
Mas para que a transformação digital realmente aconteça, é necessário que todos os envolvidos estejam preparados, e isso inclui ter a mentalidade mais aberta para novos conhecimentos e desenvolvimento de novas habilidades. Promover a inovação no Setor Público deixou de ser uma alternativa e passou a ser obrigatoriedade, diante da quantidade de demandas e novas expectativas da sociedade.
Diante disso, a figura do gestor na liderança desta organização, sobreveio com significativa atuação. Pois este atua com responsabilidade no planejamento e direcionamento do trabalho da equipe, monitorando o desempenho e o serviço entregue à instituição.
Entre as competências de um líder no setor, podemos citar:
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Planejamento de ações que contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais;
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Coordenação da execução das atividades em sua unidade;
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Atuação na melhoria dos processos de trabalho
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Contribuição para a integração, cooperação e desenvolvimento de sua equipe.
A liderança também é importante quando o assunto é a transformação de um determinado organismo. Através dos líderes, novas estratégias são traçadas e discutidas junto à alta administração visando maior celeridade no processo de inovação, principalmente no setor público.