Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://5313-ch4-v84.bestbcasm.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2
Patriota SP Injúria racial em local público pode ser equiparado ao crime de racismo

Injúria racial em local público pode ser equiparado ao crime de racismo

Arte Migalhas

Por injúria, no Código Penal, entende-se “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro”.  Já o racismo é “induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A diferença, segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, é o direcionamento da conduta. Na injúria racial a ofensa é direcionada a um indivíduo específico e, no crime de racismo, a ofensa é contra uma coletividade, um crime imprescritível e inafiançável.

Sendo assim, após quase 6 anos de tramitação, o texto que equipara a  injúria racial em locais públicos e privados está prestes a se tornar lei.  Isso porque o Projeto de Lei 1749/2015 foi aprovado na Câmara dos Deputados, quase por unanimidade. Foram 358 votos a favor. Agora, o PL segue para análise no Senado Federal.

O projeto diz que a injúria racial coletiva, em locais públicos ou privados abertos ao público de uso coletivo, é crime de ódio e deve ser tipificada com efeitos penais ao crime de racismo. A pena seria ainda maior, passando de dois  para cinco anos de reclusão, além de multas. Hoje a lei prevê de um a três anos se a injúria for sobre a utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou com deficiência.

Sabemos que o cidadão que faz uso de palavras depreciativas não pode ser punido apenas por penas alternativas, mas sim, com penas graves, pois ele viola a moralidade de um dos princípios considerados universais. Essa medida é apenas das lutas contra o racismo e pela igualdade racial , bandeiras essas defendidas pelo Patriota-SP.