Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://5313-ch4-v84.bestbcasm.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2
Patriota SP Sororidade: o valor da aliança entre as mulheres

Sororidade: o valor da aliança entre as mulheres

fizkes/Getty Images/iStockphoto

Com os movimentos feministas o conceito de sororidade institui-se a uma nova roupagem, sobremaneira aos norte-americanos, que passaram a se organizar politicamente nas décadas de 1960 e 1970, no entanto, nós todas tropeçamos ultimamente com esta palavra: “sororidade”.

Podemos definir sororidade sendo um pacto social, ético e emocional construído entre as mulheres. Também é considerado um termo político e prático do feminismo contemporâneo. Nele transcende um sentido de cumplicidade feminina que busca, acima de tudo, gerar mudança social.
Diante de uma cultura que encoraja a rivalidade feminina e a busca por aprovação masculina a todo custo, a sororidade oferece um caminho mais benéfico de conexão entre mulheres, proporcionando identificação e reconhecimento entre pessoas que compartilham problemas semelhantes.
Atualmente, a união entre mulheres não pode ser apenas um reconhecimento das condições comuns que nos unem, mas, sobretudo é preciso ater-se também às características que nos distanciam umas das outras. Portanto, a prática da sororidade inclui empoderarmos, assumir privilégios, dar voz a mulheres historicamente silenciadas, promover a escuta ativa e, acima de tudo, exercitar diariamente a empatia.
Apesar de valorizarmos a amizade entre mulheres de maneira muito positiva, não existe um vínculo tão genuíno como um coletivo orientado para gerar  essas mudanças.
Quase sem saber, as mulheres estão perdendo a aliança que tanto as definiram no passado. Nos tempos antigos, as mulheres compartilhavam muito mais do que agora.
Primeiramente, tornar-se consciente do que se é, do que se merece e do que não se está conseguindo em uma sociedade que, infelizmente, permanece marcadamente patriarcal. A sororidade é uma revolução que vem de dentro para fora. Por fim, sororidade é sinônimo de solidariedade, é ser capaz de criar uma rede de apoio entre nós para nos ajudar e reivindicar mudanças reais. A palavra sororidade é importante para o movimento feminista, em absolutamente todos os contextos sociais e políticos. É uma palavra cujo conceito precisa ser relembrado e (re)absorvido quantas vezes forem necessárias.