Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://5313-ch4-v84.bestbcasm.live): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/patriotasp/www/index.php on line 2
Patriota SP Violência política de gênero

Violência política de gênero

É preciso falar sobre isso!

 

A violência política de gênero pode ser caracterizada como todo e qualquer ato com o objetivo de excluir a mulher do espaço político, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade. As mulheres podem sofrer violência quando estão concorrendo, já eleitas e até durante o mandato.
De grande importância ressaltar que, a violência política contra as mulheres não é contra os argumentos que elas apresentam em um determinado momento na tribuna, mas sim se trata de um ataque justamente ao direito de uma mulher falar e defender uma visão de mundo e, principalmente, ao direito dela incidir diretamente sobre a transformação do mundo.
A discriminação contra a mulher acontece porque elas são vistas de maneira inferiorizada em relação aos homens. Para além dos preconceitos oriundos de outras esferas da vida em sociedade, o âmbito político possui seu próprio imaginário. Assim, por construção histórica, a atividade política é atribuída ao homem, já que ele seria o mais capaz de tomar decisões pela razão, enquanto a mulher é vista como emotiva, fraca e sensível.
Inúmeros têm sido os casos de violência política contra as mulheres nas casas de parlamento em todo país.  Ao refletirmos que esta violência recai com mais intensidade sobre as mulheres negras, jovens e lgbt’s nas quais sofrem com o racismo, o etarismo e a homofobia, dentro das assembleias.
Essa violência é considerada uma das causas da sub-representação das mulheres no Parlamento, nos espaços de poder e decisão e prejudica a democracia no país.
E, se por um lado, há um profundo silêncio da cobertura da grande mídia sobre o tema, por outro também há uma seletividade e uma inconstância oportunista dos campos políticos ao abordarem o tema.
O silêncio é uma mensagem política. E a seletividade é a arma do oportunismo. Defender as mulheres contra a violência política de gênero é uma tarefa árdua, diária e constante, não deve ser feita apenas  quando interessa movimentar o tabuleiro político a favor de um determinado grupo.